Natureza na passerela
A cidade colombiana de Cali recebeu, pela quarta vez, um desfile que junta moda, política e activismo. Os tecidos, as peles e as jóias foram substituídas por flores, frutos, folhas, fundindo exotismo e 'glamour'.
O activismo em favor do ambiente há muito que se estendeu às várias áreas da vida social. A moda não é excepção. Em Cali, na Colômbia, realizou-se uma semana de moda que, longe de ser apenas uma fogueira de vaidades, procura juntar criatividade e activismo político. Foi a Bio Fashion Week, um evento em que as roupas, sapatos e acessórios são feitos integralmente de elementos biológicos.
Dezenas de espécies de flores, folhas e frutos foram costuradas de modo hiper- realista, criando peças em que nem sempre é fácil perceber se se trata de uma longa e brilhante folha verde ou de um tecido sintético.
Para a organização, o grande objectivo desta mostra amiga do ambiente é promover atitudes de vida compatíveis com os ritmos da natureza e, ao mesmo tempo, incrementar a criatividade dos designers, que se vêem frente a um desafio maior que o habitual, quando trabalham com tecidos.
Se a moda é, por essência, efémera, a moda biológica sê-lo-á muito mais, uma vez que nenhuma destas roupas poderá estar junto ao corpo durante muito tempo sem se deteriorar. Esta fragilidade, diz a organização, remete precisamente para a fragilidade do planeta, da natureza.
Este é um manifesto político, que passa por vestir o corpo das modelos com peças que vão desde biquínis a fatos de banho feitos de flores, sapatos feitos de restos de troncos de bambu, ornamentados com fios de junco e flores. Vestidos estruturados, com folhos ou drapeados, criam um look de fusão entre a roupa de tradição ocidental e trajes étnicos das tribos índias da América.
Dos vários criadores a participar nesta semana da moda biológica, destacam-se Daniela Manrique, Luisa Maria Ramirez, Nataly Jojoauna ou Franci Hurtado.
Na edição deste ano, o projecto concebido pelos alunos das escolas de moda e design da Colômbia teve como tema a Costa do Pacífico. O objectivo era homenagear o património natural desta vasta região.
Terminada a mostra, as melhores propostas serão levadas para Itália, para confecção. Desta feita com tecidos, para durarem.
0 comentários:
Enviar um comentário