Novo CD de Bernardo Sassetti
O disco tem o selo da editora portuguesa Clean Feed e foi gravado pelo trio de Will Holshouser e por Bernardo Sassetti em Abril de 2008, pouco depois de terem tocado juntos nos Dias da Música, no Centro Cultural de Belém.A ideia da gravação do disco partiu da Clean Feed, a pensar que resultaria bem em estúdio a união do piano com o acordeão, explicou Will Holshouser à Lusa, a partir de Nova Iorque.
"Eu sou um grande fã de Bernardo Sassetti e quando a editora sugeriu a gravação do disco fiquei muito contente. Foi muito fácil tocarmos juntos, temos estilos semelhantes, há algo de lírico e romântico que me agrada. Gostamos de improvisar e também de harmonias e melodias", explicou o acordeonista.
Na verdade, Will Holshouser e Bernardo Sassetti já se tinham cruzado antes num concerto em Portugal, mas foi só em 2008 que avançou a ideia de gravarem um disco."Palace Ghosts and Drunken Hymns" abre com uma versão de "Dança Palaciana", de Carlos Paredes, e inclui sete outros temas originais de Holshouser e Bernardo Sassetti, interpretados também por Ron Horton (trompete) e David Phillips (contrabaixo).
O resultado é um álbum que respira jazz, com espaço aberto à improvisação e a uma certa sonoridade folk do acordeão, que Will Holshouser admite existir nesta formação jazzística.
O músico tem formação em piano, mas acabou por abrir, involuntariamente, os braços ao acordeão: "Costumo dizer que foi o acordeão que me escolheu a mim", disse, referindo que experimentou o instrumento por sugestão de um amigo, "só pelo gozo", até porque em finais nos anos 1980 tocar acordeão não era assim uma coisa muito "cool".
"Mas é um instrumento que tem muita história e abriu-me a porta para a música folk, para o klezmer", e essas sonoridades intrometeram-se depois no jazz, originando uma música difícil de catalogar.
"Sou um músico de jazz, de folk, de world music, sou um improvisador. Estou a ler a biografia de Duke Ellington e ele dizia que não gostava de classificar a música. Eu também não gosto. Música é música", opinou.
"Palace Ghosts and Drunken Hymns" é o terceiro álbum de Will Holshouser, sucedendo a "Sing to a bee", gravado em Faro em 2004, e "Reed Song", todos eles editados pela Clean Feed.
fonte jornal Hardmusica

0 comentários:
Enviar um comentário