quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Novo CD de Bernardo Sassetti

O disco tem o selo da editora portuguesa Clean Feed e foi gravado pelo trio de Will Holshouser e por Bernardo Sassetti em Abril de 2008, pouco depois de terem tocado juntos nos Dias da Música, no Centro Cultural de Belém.

A ideia da gravação do disco partiu da Clean Feed, a pensar que resultaria bem em estúdio a união do piano com o acordeão, explicou Will Holshouser à Lusa, a partir de Nova Iorque.

"Eu sou um grande fã de Bernardo Sassetti e quando a editora sugeriu a gravação do disco fiquei muito contente. Foi muito fácil tocarmos juntos, temos estilos semelhantes, há algo de lírico e romântico que me agrada. Gostamos de improvisar e também de harmonias e melodias", explicou o acordeonista.

Na verdade, Will Holshouser e Bernardo Sassetti já se tinham cruzado antes num concerto em Portugal, mas foi só em 2008 que avançou a ideia de gravarem um disco."Palace Ghosts and Drunken Hymns" abre com uma versão de "Dança Palaciana", de Carlos Paredes, e inclui sete outros temas originais de Holshouser e Bernardo Sassetti, interpretados também por Ron Horton (trompete) e David Phillips (contrabaixo).

O resultado é um álbum que respira jazz, com espaço aberto à improvisação e a uma certa sonoridade folk do acordeão, que Will Holshouser admite existir nesta formação jazzística.

O músico tem formação em piano, mas acabou por abrir, involuntariamente, os braços ao acordeão: "Costumo dizer que foi o acordeão que me escolheu a mim", disse, referindo que experimentou o instrumento por sugestão de um amigo, "só pelo gozo", até porque em finais nos anos 1980 tocar acordeão não era assim uma coisa muito "cool".

"Mas é um instrumento que tem muita história e abriu-me a porta para a música folk, para o klezmer", e essas sonoridades intrometeram-se depois no jazz, originando uma música difícil de catalogar.

"Sou um músico de jazz, de folk, de world music, sou um improvisador. Estou a ler a biografia de Duke Ellington e ele dizia que não gostava de classificar a música. Eu também não gosto. Música é música", opinou.

"Palace Ghosts and Drunken Hymns" é o terceiro álbum de Will Holshouser, sucedendo a "Sing to a bee", gravado em Faro em 2004, e "Reed Song", todos eles editados pela Clean Feed.

fonte jornal Hardmusica

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP