sábado, 19 de dezembro de 2009

Exposição de fotografia " CAMINHOS " de Paula Erber




Esta exposição propõe mostrar os caminhos pelos quais a artista Paula Erber passou e passa, revelados por máquinas fotográficas criadas e construídas pela própria. No mundo onde cada vez se tem menos tempo, bombardeado por imagens que instigam o consumismo, onde podemos registar fotos "sem olhar" pelo telemóvel, também existe a possibilidade de fazermos o caminho inverso, criar e construir seu próprio equipamento fotográfico, parar, olhar, buscar o melhor ângulo, e registar uma fotografia, única. Essa exposição convida o passante distraído a um outro olhar sobre a cidade, e quem sabe sobre si próprio.

As imagens apresentadas pretendem discutir os conceitos acima de diversas formas. Em
alguns momentos as imagens levam o espectador a sentir uma nostalgia de algo que não
aconteceu. Em outros momentos uma sensação de suspensão e atemporalidade, em outros a uma sensação de reconhecimento e também de não reconhecimento. A técnica apresentada é fotografia pinhole com negativos em filme e papel, captadas entre 2006 e 2009.

Paula Erber é artista plástica e educadora, formada em em Artes pelo Instituto
Bennett no Rio de Janeiro. Sua formação artística é em gravura, mas tem-se dedicado também à fotografia artesanal. Estudou desenho, gravura e teoria no início da década de 90. Trabalhou no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro como assistente, e mais tarde professora de gravura. Estudou fotogravura na Argentina com a artista Lucrécia Urbano. Participou de diversos projectos educativos ligados à gravura, como a Mostra Rio Gravura e a exposição Rembrandt, a arte da Gravura no Centro Cultural Banco do Brasil. Trabalhou no programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil de 2003 a 2006 e em paralelo participou de inúmeras exposições colectivas. Em 2006 realizou sua primeira exposição individual e em 2007 realizou a Exposição ”Lugares” no Sesc Friburgo e na Biblioteca Geral do Rio de Janeiro. Ainda em 2007 Paula Erber foi seleccionada para participar de um intercâmbio com Les AAB (Les Ateliers de Artistes de Belleville, Paris). Seu projecto foi um diário de viagem através de imagens, fotografias pinhole e gravuras. Paula foi recebida pela artista Mirella Rosner por dois meses. Participou de “Le Journée Portes Ouvertes”, e ao final da viagem apresentou a exposição “Lieux”, com o resultado do trabalho, na Galerie dês Artistes de Belleville. Também realizou um workshop de fotografia pinhole com os artistas da associação (Les AAB).

Cocktail de Inauguração: Sábado, 19 de Dezembro, pelas 19:00hs.
Patente até 15 de Janeiro de 2010, de Terça à Sábado, das 13:30hs às 18:00hs.

Colorida Galeria de Arte
Rua Costa do Castelo, 63 – Lisboa

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP