Ter juizo é dar o exemplo!
Assistia a um dos canais noticiosos portugueses quando, de repente, começou a passar o resumo de mais um dia no nosso Parlamento.
Esperaria que as notícias dissessem respeito a assuntos fundamentais para o nosso país.
Engano meu!
O grande tema do dia eram os excessos verbais por parte do Sr. Primeiro Ministro que, com o seu habitual ar zangado ( habitual em dias de ida ao Parlamento, claro! Que para fazer campanha coloca o seu melhor ar de menino de coro!), resolveu tratar várias pessoas de uma forma com que, com certeza, não gostaria de ser tratado.
Para mim, a grande questão desta sequência de eventos não é apenas a expressão " Tenha lá juizinho! " em si mesma, nem a incorrecção com que se trata uma senhora. Um outro aspecto fulcral que julgo ser censurável é a falta de consciência do exemplo que se deve dar aos portugueses. Principalmente aos mais novos.
Começarei por tentar explicar o meu ponto de vista através de uma hipotética situação de diálogo entre pais e filho de 10 anos:
"-Pai - Filho, tens de ir para a cama que amanhã é dia de escola!
-Filho - Ó pai tem lá juizinho!Não vou nada para a cama agora!
- Mãe - Filho, não se fala assim com o pai!
-Filho - Porquê mãe? Qual é o mal? Aquele Sr. que manda no Governo fala assim
com os outros todos que estão na mesma sala que ele!"
Impressionante não é? Mas pode bem ser mais do que uma situação hipotética caso continuemos a assistir a comportamentos como aqueles que hoje vimos no Parlamento.
Nenhum de nós deve dar lições de moral ao próximo pois errar, erramos todos. Mas também não podemos deixar de exigir que aqueles que nos dirigem devam dar o exemplo.
Ao aceitarem a responsabilidade de dirigir a nossa nação abraçaram também o dever de dar o exemplo.
Dar o exemplo na seriedade, no comportamento idóneo, na humildade e na dignidade das acções que praticam e acima de tudo no trato para com os seus pares.
Onde iremos parar quando os nossos mais altos dirigentes se comportam abaixo dos padrões tidos como minímos?
Será estranho que, com comportamentos deste cariz, uma grande maioria dos portugueses fuja das urnas quase " como diabo da cruz " ?
Esta na hora de inverter a marcha e começar... a ter juizo!!!
1 comentários:
Não escrevo para fazer qq tipo de comentário a este post por ti colocado, mas sim para de dar passar algumas pérolas, que acho que algumas, não todas!, deveriam ser partilhadas por quem não conhece......
http://www.acorestube.com/video/2077/E-se-a-Guerra-das-Estrelas-tivesse-sido-feita-nos-Açores
http://www.acorestube.com/video/175/Nelly-Furtado-declara-se-a-Pedro-Pauleta
Isto é só para aguçar o dente...mas há muito mais...vai lá ver!
Abraço,
NC
Enviar um comentário