Novo livro sobre "world music"
Escrito por José Eduardo Braga, membro da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), onde é locutor há 20 anos, "Músicas do Mundo" é um roteiro musical que identifica na Europa, África, Américas, Oceânia e Ásia "os géneros musicais mais característicos, as influências, os instrumentos e os grandes protagonistas" - lê-se numa nota do Gabinete de Comunicação e Identidade da UC.
"Músicas do Mundo" "é uma (quase) tradução da expressão 'World Music' que, desde há uns 20 anos, tem designado, para um universo anglo-saxónico, tudo o que não é música desse universo", escreve, na introdução, o autor, que se estreou na actividade radiofónica em 1982.A obra "é uma introdução à temática da 'World Music'", fornecendo anda uma lista de 'links' para sítios na Internet nos quais se podem aprofundar os assuntos, disse hoje José Eduardo Braga à agência Lusa.
O livro é apresentado pelo presidente da RUC, Alexandre Lemos, numa sessão marcada para as 17:30 no 'foyer' do Teatro Académico de Gil Vicente, na qual será possível escutar alguns trechos gravados de 'World Music'.
Licenciado em Direito e Literaturas Clássicas pela Universidade de Coimbra, o autor da obra colaborou em vários programas de divulgação de músicas do mundo, em especial de música jamaicana. Colabora ainda com a revista MACA - Magazine de Arte de Coimbra & Afins, na qualidade de crítico de discos e de concertos.A publicação insere-se na colecção Estado da Arte, da Imprensa da UC, que apresenta obras em formato de livro de bolso e está "vocacionada para a abordagem didáctica de grandes temas da actualidade por especialistas de reconhecido mérito".
"Procuramos que sejam livros rigorosos, escritos por bons autores, que convidamos", disse hoje o director da Imprensa da UC, João Gouveia Monteiro, à agência Lusa, adiantando que as obras são comercializadas a um preço acessível.
Entre os próximos títulos da colecção, a editar no primeiro semestre de 2010, figuram obras sobre saúde mental, pelo psiquiatra Manuel Quartilho, envelhecimento, por Margarida Pedroso de Lima, violência doméstica, por Teresa Magalhães, empreendedorismo (Pedro Saraiva e Jorge Figueira), infertilidade (Teresa Almeida Santos), as campanhas militares de Alexandre Magno (Henrique SAnt'Anna), Camões (Seabra Pereira) e ainda os títulos "Como nos tornámos humanos" (Eugénia Cunha) e "Rockumentários" (Osvaldo Silvestre).
Seguem-se obras sobre o diálogo inter-religioso (Anselmo Borges), e "histórias breves" da ciência (Carlos Fiolhais), da pintura ocidental (Fernando Montesinos) e da música erudita ocidental (José Maria Pedrosa Cardoso), revelou ainda João Gouveia Monteiro.
Os lançamentos dos livros serão acompanhados por tertúlias sobre os temas, com diversos convidados para além do autor e do apresentador, proporcionando um debate sobre as matérias.
Com treze colecções em vários domínios, os livros da Imprensa da Universidade são distribuídos numa parceria com a Coimbra Editora.
Fonte: Jornal Hardmusic
0 comentários:
Enviar um comentário