quinta-feira, 6 de maio de 2010

De Elite!

Os que me conhecem sabem que, já há alguns anos, sigo o cinema brasileiro com algum afinco.

Sabem também que sinto alguma pena por nao termos, em Portugal, acesso facilitado ao que de bom se produz na 7ª arte daquele país.

Não escondo também que me irrita um pouco que milhares de jovens portugueses saibam de cor e salteado o nome de mais de 50 moranguitos mas não saibam quem é Selton Mello ( para mim o melhor actor brasileiro da actualidade! ). Este meu sentimento de relatica intolerância deriva não de uma vontade de subalternização ao Brasil mas de uma incompreensão pelo facto de importarmos quase tudo o que existe de mau e fácil da cultura brasileira ao invés de retermos o que existe de fora-de-série, o que existe de elite.

E por falar em elite, não posso deixar de partilhar com todos os leitores a entrevista de Wagner Moura ( o Capitão Nascimento de " Tropa de Elite" ) à revista brasileira
Trip .

Deixo-vos esta sugestão de leitura por várias razões:

1. Wagner Moura fala, sem preconceitos, de temas que muitas figuras públicas teimam em evitar abordar.
2. Wagner Moura tem a capacidade de traçar bem a linha daquilo que quer falar e daquilo de que não quer falar demonstrando um brutal sentido de responsabilidade pelos exemplos que dá e pelo mediatismo da sua actividade profissional.
3. Wagner Moura dá pequenas notas acerca de uma classe política que afasta a população da política e vice-versa.
4. Wagner Moura dá-nos a conhecer, de uma forma real e emocional, uma realidade brasileira que apenas vêmos abordadas nas notícias ou em filmes.
5. Wagner Moura abre, um pouco, o seu coração sem nunca se demonstrar superior.
6. Wagner Moura demonstra-nos que ídolos não são os que querem mas os que podem e merecem.


Termino dizendo que espero que compreendam a forma sentida com que falo desta entrevista. Espero que o façam pois não poderia escrever estas linhas de outra forma na medida em que não posso deixar de enaltecer algo que cada vez é mais raro ( tanto na política como na vida )... FRONTALIDADE E SINCERIDADE!

É sempre bom lêr uma entrevista de elite.

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP