segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Autarquias. Prioridades face ao Orçamento de Estado para 2012



O Governo aprovou em Conselho de Ministros realizado na passada semana, a proposta de Orçamento de Estado para 2012 a apresentar na Assembleia da República.

Entendeu o Primeiro-Ministro dar a cara e anunciar, ele próprio, algumas das medidas mais penosas e incómodas. Algumas, como o aumento dos escalões do IVA para determinados produtos, transversais a toda a população, outras, como a retenção, parcial ou total, dos subsídios de férias e de Natal, a recair sobre funcionários públicos e trabalhadores do universo empresarial do Estado. Ainda que esta última medida não tenha um carácter universal, irá abranger uma considerável fatia da população tendo também em conta que pensionistas e reformados serão igualmente afectados.

Perante tão adverso panorama social, económico e financeiro, as populações irão procurar apoio naquele patamar do Estado que mais próximo está do seu quotidiano e que, decerto, mais rapidamente poderá dar resposta de emergência às necessidades de curto prazo das populações.

Até há alguns anos atrás, os pedidos de emprego constituíam uma das maiores percentagens de pedidos entrados nos órgãos autárquicos, mais recentemente, passaram a ser os pedidos de habitação e actualmente, são necessidades ainda mais básicas, como a alimentação, uma das mais frequentes preocupações manifestadas pelos munícipes e pelos fregueses.

A alteração hierárquica das necessidades mais elementares, tem acompanhado a evolução da crise económica e é previsível que se venham a acentuar nos próximos tempos.

Nunca como hoje, é necessário canalizar todos os meios à disposição do poder autárquico para auxiliar as suas populações a ultrapassar tão duros tempos.

É óbvio que as responsabilidades deverão ser apuradas e ainda que os responsáveis por tanta irresponsabilidade e por tantos erros cometidos no passado não venham jamais a ser confrontados com a justiça, deverão ser as suas políticas – as que nos conduziram a tão grave situação – denunciadas para que se não voltem a repetir.

Apurar, compreender e aprender com os erros do passado é simultaneamente sinal de inteligência e atitude pedagógica para as actuais e próximas gerações.

Reflectir nas causas deverá ser prioritário mas antes disso há que acorrer a minorar o sofrimento das populações mais fragilizadas e tal passa por redefinir as prioridades dos órgãos autárquicos e esquecer a lógica que frequentemente dita a agenda das freguesias e das câmaras municipais cuja obra e intervenção, não raras as vezes, está condicionada pelos calendários eleitorais e pela obra (a maioria das vezes, obra de cimento) que se quer feita para glorificar o mandato deste ou daquele Presidente.

Como fazê-lo?

Não há uma cartilha única e as assimetrias de cada região, de cada município e mesmo de cada freguesia, deverão determinar intervenções distintas e adaptadas a cada realidade e sempre de mãos dadas com as mais-valias produzidas pela integração da sociedade civil na mitigação de um problema que é generalizado.

Seja como for, o poder local tem a obrigação de se concentrar na pessoa, porque só a pessoa importa nestes momentos.

terça-feira, 21 de junho de 2011

21 Junho 2011

O novo Governo tomou hoje posse e o verão boreal também tem início hoje.

sábado, 19 de março de 2011

Um bom dia!!

Nota Prévia:
Dedico o meu bom dia de hoje ao meu amigo Tiago Mendonça e a toda a sua equipa pela vitória expressiva que obtiveram hoje. Vocês mereceram cada momento de alegria que tiveram hoje!!

Hoje foi o que considero um bom dia!!
O sol brilhou bem cedo e durante todo o dia. Comecei a tentar criar um ou outro hábito para o futuro. Senti que um espaço há pouco conquistado começa, paulatinamente, a ser parte de mim. Vi um trabalho sério e responsável de uma equipa alargada ser recompensado com a confiança dos seus pares. Assisti à postura jovem e descontraída de quem vence com a certeza de que pretende fazer um trabalho sério e abnegado em prol dos outros. Descobri com um amigo que é dos momentos de compreensão mútua que se faz a construção e a manutenção de uma amizade cada vez mais forte!!
E tenho que vos dizer que apesar de o dia parecer pequeno para tudo isto, ele termina, para mim, com a sensação de que ainda cabia mais qualquer coisinha.
O que significa este sentimento?
Apenas que ainda há muito por viver e imenso por que lutar!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lutas!!

Há muito que não escrevia aqui!
Muitas são as razões que fizeram com que, pouco a pouco, deixasse a minha participação regular neste espaço. Muito trabalho, muitas actividades paralelas, muita coisa para dizer e pouca inspiração para o fazer e tantas outras coisas que não vêm ao caso.
Mas no meio das várias horas por dia que passo ao computador ( agora já não um pc mas um Mac sem o qual já não passo ) dei por mim a ter algo para dizer aqui. Dei por mim a sentir a falta de ver um texto meu no " Razão e Vontade ".
No meio de uma conversa com um amigo apercebi-me, mais uma vez, de que a vida nos surpreende mais do que imaginamos. Senti mais uma vez que a vida com cautelas em demasia faz pouco sentido. Tornei a realizar que sou daqueles que, inúmeras vezes, se concentra e embrenha tanto na luta mais do que muitos esperariam e se esquece de que parar também faz bem.
Mas a dedicação e o esforço não são tudo na vida. São importantes, sem dúvida!!Mas não são tudo!!
Sem princípios e sem amizade a vida vale pouco mais do que nada!
Sem sermos, verdadeiramente, algo de que nos orgulhamos pouco significado têm os dias que passamos.
Por isso deixo em jeito de final de texto de regresso a este nosso " Razão e Vontade " uma palavra a todos os meus amigos que todos os dias têm batalhas nas suas vidas:
" O caminho é teu mas a luta é nossa!!"

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Na Hungria acabou a liberdade de imprensa

Na Hungria acabou a liberdade de imprensa.
Por sinal, no mesmo momento em que aquele país assumiu a Presidência rotativa da União Europeia.
É preciso denunciar, é preciso que a UE se pronuncie e condene veementemente este retrocesso civilizacional que faz recordar os tempos de má memória da União Soviética.
Se cada um de nós não se indignar e não agir de forma consequente, não seremos merecedores da nossa própria liberdade.
Hoje é um dia triste.

domingo, 28 de novembro de 2010

Emigraram 700 mil portugueses na última década - Portugal - DN

Emigraram 700 mil portugueses na última década - Portugal - DN

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

IN RTP Pedro Passos Coelho consciente da importância do Orçamento do Estado para 2011

«O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, não deu a entender se vai ou não viabilizar a proposta de Orçamento do Estado para 2011 feita pelo Governo, mas reiterou a ideia de que, sem Orçamento, Portugal pode ficar "numa situação muito difícil". Passos Coelho, numa entrevista à imprensa alemã, insistiu na crítica à ideia do PS de aumentar os impostos e afirmou que as instituições financeiras internacionais perderam a confiança no Governo».

domingo, 17 de outubro de 2010

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Hoje, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e numa altura em que as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo Socialista ainda não entraram em vigor, Portugal tem 2.000.000 (dois milhões) de pobres. No próximo ano quantos serão? E daqui a dois anos?
Triste herança da minha geração.
A política é exercida por homens que sabem estar imunes à justiça porque simplesmente não há justiça no país que irresponsavelmente desgovernam a seu belo prazer. Enquanto não houver justiça não haverá solução para o nosso país.

domingo, 12 de setembro de 2010

Proibidas mensagens de texto em Moçambique - Globo - DN

Assim não!


Proibidas mensagens de texto em Moçambique - Globo - DN

sábado, 11 de setembro de 2010

Sublime

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bach

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Canção do Mar por Amália Rodrigues

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Gaivota por Amália Rodrigues

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Povo que Lavas no Rio por Amália Rodrigues

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Monty Python

domingo, 5 de setembro de 2010

Donald's Nephews

sábado, 4 de setembro de 2010

Beethoven

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Monty Python

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Self Control

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Monty Python

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nem às Paredes Confesso por Amália Rodrigues

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Monty Python

domingo, 29 de agosto de 2010

Polar Trappers

sábado, 28 de agosto de 2010

Monty Python

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma Casa Portuguesa por Amália Rodrigues

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Monty Python

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dr. Mouse

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Casa da Mariquinhas por Amália Rodrigues

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Monty Python

domingo, 22 de agosto de 2010

Que sera sera por Doris Day

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP